Já começou o Censo 2020

O presidente da Câmara de Jarinu, vereador Rodrigo Batistel, recebeu em seu gabinete a coordenadora de área do Censo 2020, Bruna Lopes de Oliveira, que esteve acompanhada do agente de pesquisa e mapeamento, André Felipe Moraes.

Agentes do IBGE explicam as fases do Censo ao presidente Rodrigo Batistel – Foto: FPN

O intuito da visita foi o de explicar os passos do Censo que será realizado no segundo semestre de 2020, entre agosto e outubro. Bruna Oliveira explicou todo o planejamento da operação, apontou as dificuldades e pediu ajuda do poder público, principalmente em relação à conscientização da população sobre a importância de receber os pesquisadores e responder corretamente aos questionários. “Os resultados do Censo são importantes para as decisões administrativas dos governantes e para a liberação de recursos pelo Estado”, lembrou Batistel.

Bruna explicou que todas as casas serão visitadas, tanto nas áreas urbanas quanto rurais e que qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador.

Pnad

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, tem abrangência nacional, que visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, estados e municípios, e permitir uma visão permanente de indicadores sobre trabalho e rendimento.

“A PNAD Contínua segue um esquema de rotação de domicílios. Isso significa que cada domicílio selecionado será entrevistado cinco vezes, uma vez a cada trimestre, durante cinco trimestres consecutivos”, explica Bruna Scadelli, agente de pesquisa e mapeamento, que junto ao agente Anselmo Athan Dias, estiveram, nos últimos dias, realizando questionários em Jarinu.

Segundo os últimos dados da Pnad, de 2018, a população estimada de Jarinu é de 29.456 habitantes, com 98,2% de suas crianças entre seis e 14 anos matriculadas na rede escolar e, ainda segundo a pesquisa, o salário médio do jarinuense é 3,2 salários mínimos.