Vereadores e secretário de Segurança de Jarinu participam de reunião do GGI de Segurança Pública de Atibaia

O presidente da Câmara de Jarinu, vereador Rodrigo Batistel, acompanhado do vereador João Lorencini e do secretário de Segurança do município, Aparecido Izabelino Mondin, participaram de reunião do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) da área da Segurança Pública de Atibaia. A intenção foi aproximar o Executivo municipal, por meio do secretário Mondin, com o formato de combate ao crime e a violência adotado pelo município vizinho.

Rodrigo Batistel, que apresentou indicação para que o modelo seja implantado em Jarinu, levou o secretário para conhecer o histórico do Gabinete e as formas de ação dos envolvidos.

O vereador João Lorencini, que também credita nos resultados que podem acontecer em Jarinu afirmou que “as condições dependem do empenho e união das forças policiais do município e, principalmente neste primeiro momento, da Prefeitura que deve criar a lei e promover as condições para que o Gabinete funcione”. João lembra que já existem estudos para criação de um gabinete regional integrando todos os municípios da região, “formando um cinturão de segurança”.

Rodrigo Batistel ressaltou a importância do projeto em Jarinu, “temos uma cidade de grande extensão territorial e com uma população em crescimento. A chegada de novas empresas, o crescimento do fluxo de veículos na (Rodovia) Edgard (Máximo Zambotto), entre outros fatores, faz com que a cidade também se torne alvo de criminosos que, ou passam por aqui, ou escolhem nosso município para suas práticas. Precisamos de ações integradas e de inteligência de nossas forças de segurança”, afirmou.

O presidente da Câmara também destacou a importância de toda a sociedade se unir em torno do tema e afirmou estar animado para a implantação de um Gabinete Integrado em Jarinu. “Os idealizadores e gestores de Atibaia se comprometeram a, assim que instalarmos o nosso, vir até aqui para nos auxiliar na implantação e na gestão do nosso gripo”, comentou Batistel.

O GGI

O GGI Atibaia reúne, quinzenalmente, representantes da GM, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Poder Público Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público, que juntos tomam decisões conjuntas referentes ao atendimento das ocorrências e ao monitoramento do trabalho em todo o município.
O grupo organiza e executa operações que tem garantido sucesso contra roubos, receptação, tráfico de entorpecentes, furtos, porte ilegal de arma de fogo, além de busca por foragidos e fiscalização de irregularidades de trânsito, entre outras.

Segundo dados apresentados pela Segurança Pública de Atibaia, ao longo de 2018 houve cerca de 240 ações conjuntas, garantindo uma redução de 36% em roubos no município em relação a 2017.

Balanço das ações

Entre as ações realizadas pelo GGI Atibaia destacam-se o combate ao tráfico de drogas, bloqueios, fiscalização em estabelecimentos comerciais e bares, patrulha rural, ações de trânsito seguro e campanha educativa no trânsito, fiscalização de escapamentos irregulares e barulhentos, blitz em “pancadões” e “funks”, ações em entradas e saídas da cidade e nas rotas de fuga pelas rodovias, combate a roubo de carga em rodovias, cumprimentos de mandados de prisão, entre inúmeros outros.

Além disso, as forças policiais do município também realizaram as operações especiais “Linha Chilena”, “Escola Segura”, “Natal Seguro”, entre outras.