Diplomação dos “Vereadores Mirins” será no dia 12

A Câmara Municipal de Jarinu realiza, na quinta-feira, 12 de setembro, a diplomação dos 11 vereadores eleitos para a Câmara Jovem de Jarinu. As eleições foram realizadas nas escolas municipais dentre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental.

38 alunos se candidataram a uma das 11 cadeiras do parlamento mirim. Os eleitos foram Ryan Deryk Vasconcelos da Silva (EMEF Dirnei José Rossi); Leonardo Santos de Moura (EMEF Prefeito Júlio Squizato); Ana Júlia Ferreira Eberle (EMEF Oriela Pisoni Garcia); Talita Arena dos Santos (EMEF Rodolpho Soranz); Ana Caroline Rodrigues Pereira (EMEF Fioravante Doratiotto); Eduardo Freire dos Santos Ramos (EMEF Pedro Ferrara); João Vitor de Morais (EMEF Juvenal de Souza); Maria Isabella Gandra dos Santos (EMEF Professora Maria de Lourdes Negri de Oliveira); João Vinícius Martins de Araujo (EMEF Governador Mário Covas Jr.); Maria Clara Hito (EMEF Maria Helena Messias) e Augusto Ferraz Salvarini (EMEF Maria Helena Messias).

A Câmara Jovem de Jarinu foi instituída pelo Decreto Legislativo 02/21019, de autoria do presidente da Câmara, vereador Rodrigo Batistel e tem como objetivos aproximar a os estudantes, e seus familiares, dos seus representantes no Legislativo jarinuense e conscientizar, principalmente as novas gerações, da importância do setor político no desenvolvimento da cidade, assim como fazê-los conhecer o funcionamento do parlamento municipal.

Após a posse, os pequenos parlamentares irão elaborar projetos de leis e apresentá-los em sessão que será realizada em novembro. Os projetos aprovados pelos vereadores mirins serão apresentados à prefeita municipal.

O presidente Rodrigo Batistel comemora as eleições e a posso dos jovens vereadores por acreditar que a “Câmara Jovem pretende ser um exercício para a cidadania, contribuindo para seu desenvolvimento. Com o conhecimento orientado sobre como se organiza a democracia representativa e o processo político na prática, o projeto vai desenvolver as habilidades de linguagem, compreensão e posicionamento do jovem frente às diversas situações que enfrenta em seu dia-a-dia”.

A cerimônia de diplomação e posse acontece na quinta-feira, dia 12, a partir das 9h00 na Câmara Municipal de Jarinu.