Vereadores apresentam 32 indicações na segunda sessão do ano

Na terça-feira, dia 21, a Câmara Municipal de Jarinu realizou a segunda sessão ordinária da atual legislatura. Na pauta estavam 32 indicações apresentadas pelos vereadores que foram encaminhadas aos órgãos competentes da administração pública.

Na terça-feira, dia 21, a Câmara Municipal de Jarinu realizou a segunda sessão ordinária da atual legislatura. Na pauta estavam 32 indicações apresentadas pelos vereadores que foram encaminhadas aos órgãos competentes da administração pública.

Durante as explicações, os vereadores justificaram seus pedidos. O primeiro a falar foi Chikinho Lavacar - PPS, que pediu a volta do sistema de WiFi grátis na Praça da Matriz, lembrando que o sistema já existia e que fora desconectado após a passagem do tornado em julho de 2016.

Também pediu a publicação na Internet da fila de espera das vagas das creches municipais, para que os interessados possam acompanhar seu andamento.

Por fim, o vereador pediu aumento na fiscalização de terrenos vazios em relação à manutenção e limpeza dos mesmos.

O vereador Clóvis Calixto - PR, explicou o porquê de não ter apresentado indicações na sessão, afirmando que irá, sempre, esperar pelas respostas às solicitações anteriores para, em seguida, fazer novos pedidos.

Calixto aproveitou sua fala para agradecer ao trabalho da Guarda Municipal, assim como das polícias Civil e Militar. Outro que mereceu o destaque do vereador, foi o servidor Pedro Jr, que está à frente do departamento de Trânsito do município, assim como o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Beto Bêgo.

Em seguida o vereador Rodrigo Batistel- DEM, que explicou suas indicações, iniciando pelo pedido de um Projeto de Lei, que parta do Executivo, para regularizar e criar restrições à criação de “vilas” formadas dentro de lotes, que vêm crescendo de maneira desordenada em Jarinu.

Batistel também pediu a pavimentação da Avenida Vereador Pedro Contesini, em um trecho de 200 metros que, conforme argumentou, é importante para o trânsito, principalmente de carretas que seguem para Jundiaí.

Finalizando o vereador pede que a Prefeitura forneça, gratuitamente, plantas populares à população carente.

Eduardo Matias - PTB, pediu que o Executivo construa calçadas, principalmente no trecho entre a Rodovia Edgard Máximo Zambotto e a entrada da Vila Primavera, na estrada municipal que conduz até aquele bairro. Matias também destacou o trabalho do secretário de Obras e o setor de Merenda Escolar do município, pela qualidade e comprometimento da equipe.

O vereador João Lorencini - PROS, pediu o desassoreamento e a limpeza do córrego que passa pelo Jardim Bonança que tem causado problemas neste período de chuvas. Também pediu a reestruturação da cabeceira de uma ponte nos limites entre Jarinu e Campo Limpo Paulista, para onde pede a construção de um muro gabião. João Lorencini aproveitou o espaço para parabenizar seus colegas por suas indicações.

Em seguida o vereador Edison Bêgo - DEM, também elogiou as reivindicações dos colegas e destacou o problema de assoreamento de rios e córregos do município, para os quais estaria pedindo soluções desde 2008.

Também reforçou o pedido de reimplantação do sinal gratuito de WiFi na Praça, lembrando que a indicação que deu origem ao serviço foi de sua autoria.

Eremirton Paraíba – DEM, explicou seu pedido para que o escritório local da Sabesp passe a atender a população em horário comercial, ampliando assim as facilidade para que a população possa resolver questões recorrentes do serviço. Pediu serviços de tapa-buracos e parabenizou a Secretária de Obras.

Simone Gerez – PTB, justificou sua indicação, de inclusão no itinerário de uma linha de ônibus, uma localidade, no bairro da Água Preta, cuja população tem que andar até cinco quilômetros para chegar ao ponto mais próximo.

A vereadora também pediu para que a Administração dê certa prioridade ao processo de licitação de medicamentos para que a disponibilização dos mesmos à população volte à normalidade.

Everton Lorencini – PcdoB, falou sobre seu pedido de implantação de uma creche para idosos, explicando que, assim como no caso das crianças, muitas famílias tem a necessidade de deixar algum parente da terceira idade sob cuidados específicos, para que possam trabalhar.

Também falou sobre seu pedido de restauração e reestruturação do playground existente na Rua Hermínio Contesini e a implantação de um ginásio de esportes no bairro Nova Trieste que necessita de locais para lazer e práticas esportivas.

Já o vereador Valdir de Paiva – PEN, parabenizou o secretário de esportes, Francisco Casarin pela realização de um torneio de futebol e as polícias Civil e Militar, assim como a Guarda Municipal, pelo trabalho que vêm desempenhando no bairro do Maracanã.

O presidente Roberto Antonucci – PEN, iniciou sua fala fazendo agradecimentos aos funcionários da Câmara pelo comprometimento com o trabalho, destacando a modernização do serviço de transmissão das sessões pela Internet.

Antonucci explicou que a transmissão passou a ser em HD (High Definition – veja nota no final da matéria) e que, além de melhorar a qualidade traz uma economia de cerca de R$ 30 mil por ano para a Câmara. “Até agora o serviço de transmissão era prestado por uma empresa que era proprietária dos equipamentos, a quem pagávamos cerca de R$ 3.000,00 por mês”.

Equipamentos mais modernos foram adquiridos pelo Legislativo Jarinuense “e as transmissões passaram a ser feitas, em todas as etapas, pelos funcionários da Casa”, conta o presidente.

Explicações pessoais

Como não houve matérias a serem apreciadas pelos vereadores durante a Ordem do Dia, novamente foi franqueada a possibilidade de os parlamentares utilizarem a tribuna para explicações pessoais.

O primeiro a falar foi o vereador Edison Bêgo que parabenizou o presidente pela iniciativa de homenagear o ex-vereador Oswaldo Damásio de Oliveira, que batiza o plenário da Câmara (veja matéria). Em seguida parabenizou os funcionários aniversariantes do mês e destacou o aniversário do colega João Lorencini.

João Lorencini agradeceu pela menção ao seu natalício e parabenizou o presidente Roberto Antonucci pelo trabalho que vem desempenhando à frente da Câmara, neste início de gestão. Também destacou o trabalho das forças policiais e dos secretários municipais.

João agradeceu o apoio que afirmou estar recebendo por suas indicações e destacou os requerimentos apresentados. Outro assunto abordado por Lorencini foi em relação aos serviços da empresa concessionária do transporte coletivo público, que vem recebendo muitas reclamações. Aparteado pelo vereador Edison Bêgo, que sugeriu a convocação de uma audiência pública para tratar do assunto, o vereador agradeceu e garantiu seu apoio sendo o primeiro a assinar o pedido.

Rodrigo Batistel utilizou o espaço para pedir soluções urgentes em relação à instituição “Missão Belém”, que segundo ele vem causando transtornos e apreensão à população jarinuense.

Segundo relatou a “Missão Belém”, abriga mais de 1.000 internos, que chegam em grupos de 50 pessoas, diariamente à cidade. Batistel lembrou que Jarinu não recebe nenhum apoio financeiro ou estrutural para atender essa demanda que se utiliza de médicos da estrutura de saúde do município, vagam pela cidade, e “acabam sendo, até, enterrados como indigentes no cemitério municipal.

Antes do encerramento da sessão, o presidente da Casa de Leis, vereador Roberto Antonucci, fez mais alguns agradecimento e destaques ao trabalho de secretários e servidores municipais pelo trabalho que estão realizando neste início de mandato, “para recolocar as coisas em ordem”, como afirmou. E encerrou o encontro convidando a todos para a próxima sessão, no dia 07 de março, às 19 horas.

Nota: A equipe responsável pelas transmissões das sessões da Câmara Municipal de Jarinu, explica que os equipamentos – câmeras, sonorização, softwares de transmissão etc. – estão sendo ajustados, o que significa a possibilidade de algumas falhas, ou travamentos durante os eventos. Também salientam que, com o aumento da qualidade de imagens, muitos usuários, por causa da velocidade de Internet de cada um, devem ajustar os padrões recebidos, em alguns casos diminuindo a qualidade recebida, para que não haja travamentos.


Publicado em: 24 de fevereiro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Compartilhe

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter