Transporte público é destaque na terceira sessão da Câmara de Jarinu

Os vereadores jarinuense se reuniram na noite do dia 7, para a terceira sessão ordinária da atual Legislatura. Sem nenhum item na Ordem do Dia, foram apresentadas 26 indicações para serem encaminhadas aos setores competentes da Administração Pública...

Os vereadores jarinuense se reuniram na noite do dia 7, para a terceira sessão ordinária da atual Legislatura. Sem nenhum item na Ordem do Dia, foram apresentadas 26 indicações para serem encaminhadas aos setores competentes da Administração Pública, com solicitações e sugestões que beneficiam a população.

 

O primeiro vereador a utilizar a palavra, para justificar seus pedidos, foi Chikinho Lava Car - PPS que falou sobre suas indicações a respeito das vias públicas do Conjunto Habitacional Nicola Tafarelo, que afirmou não estar acontecendo desde o ano passado. A outra indicação que justificou foi sobre o serviço de iluminação pública e sua manutenção.

Também pediu paciência à população em relação ao serviço de manutenção das estradas municipais, lembrando que o serviço vem sendo feito, mas que as chuvas estão atrapalhando.

 

Em seguida o vereador João Lorencini – PROS, falou sobre o seu pedido de implantação de uma rotatória no cruzamento da avenida Guilherme Zanoni com a estrada municipal Benvenuto Parisi, destacando que o local se tornou importante acesso para Jundiaí, principalmente para caminhões, e que acidentes estão ocorrendo com certa frequência no local. O vereador também solicitou o asfaltamento de cerca de 200 metros do prolongamento da rua Guilherme Zanoni o que, na opinião dele, também contribuirá para segurança e conforto dos motoristas que acessam a via.

Outro pedido foi o de colocação de uma tela de proteção na parte inferior da escola municipal Mário Covas, no Centro da cidade. Segundo o vereador, a falta da proteção coloca em risco as crianças que estudam no local.

João Lorencini também pediu a limpeza das laterais e pintura da sinalização de solo da estrada Atílio Squizato, que liga o Centro da cidade ao bairro de Campo Largo. Lorencini destaca que as intervenções na estrada frequentemente se dão até o bairro do Maracanã, muitas vezes se esquecendo do trecho seguinte da via.

O vereador do PROS também contou sobre sua experiência de viajar nos ônibus municipais, em diversas linhas, para vivenciar as dificuldades que os usuários vêm encontrando e que estão causando muitas reclamações junto a empresa concessionária do transporte público, a Fênix.

Já o vereador Everton Lorencini – PcdoB, pediu a implantação de estacionamento em 45° nos dois lados da Praça da Matriz, aproveitando que, em breve, se iniciarão as obras de recuperação do local. Também sugeriu a colocação de redutores de velocidade para aumentar a segurança.

Everton também comentou sua indicação de construção de uma quadra poliesportiva no parque Orestes Lorencini, que destacou estar sendo muito pouco aproveitado.

Um Centro de Zoonoses, com um local de “apoio aos animais abandonados” foi outro pedido o vereador que serviria, também, para atender as pessoas que têm seus pet, mas não têm condições para pagar consultas ou procedimentos cirúrgicos, como a castração.

Everton aproveitou a oportunidade para informar que, em contato com o deputado federal de seu partido, Orlando Silva, foi informado que o mesmo atenderá seu pedido com uma emenda orçamentaria que destinará R$ 300 mil para a Unidade Básica de Saúde do Nova Trieste.

Clóvis Calixto – PR, voltou a falar da necessidade de investimentos na área de Segurança Pública, destacando a urgência no aumento do efetivo da Guarda Municipal.

Também falou sobre os problemas que estariam ocorrendo com o transporte público e solicitou um estudo para ampliação de horários nas linhas, principalmente as que servem bairros distantes.

Eduardo Matias – PTB, pediu iluminação pública na extensão da estrada municipal Santo Gastaldi, principalmente no trecho que atende o bairro Vila Primavera.

Matias agradeceu o trabalho do Departamento de Trânsito, pelo atendimento de suas solicitações. O vereador encerrou parabenizando as mulheres pelo 8 de Março.

Eremirton Paraíba – DEM, pede algumas soluções em vias públicas. Destacou o trecho escolar da rua Turim, no Nova Trieste e soluções de pavimentação na Rodovia Edgard Máximo Zambotto, destacando o sentido do Centro Empresarial.

O presidente da Câmara, vereador Roberto Antonucci – PEN, pediu a pavimentação asfáltica da Vereador Osvaldo Damásio de Oliveira, que liga o Centro da cidade ao bairro Esplanada do Carmo. Lembrou que, além de ser importante ligação, também dá acesso a um conjunto residencial e é alvo de pedidos há muito tempo.

Roberto também destacou que a falta de pavimentação faz com que, em época de chuva, muita terra desça até um córrego existente no local, causando seu assoreamento.

Antonucci também pediu a implantação de uma Academia ao Ar Livre no Jardim Roseiral, o que atenderia a uma solicitação antiga da população local

Outra indicação do vereador foi a criação de um cadastro municipal das profissões e funções absorvidas pelas empresas instaladas no município, para quem, ao se criar ou introduzir cursos profissionalizante, tanto o poder público, quanto a iniciativa privada, preparem os trabalhadores jarinuenses para que sejam contratados pelas empresas, que não precisariam recorrer a trabalhadores de outros município.

Sobre as reclamações em relação à empresa de transporte coletivo, Roberto Antonucci informou aos vereadores, e público interessado, que convocou uma reunião entre representantes da Prefeitura, representantes da empresa Fênix e os vereadores, para o dia 20. A ideia é buscar soluções que visem atender as necessidades e anseios dos usuários do transporte público jarinuense.

A íntegra da pauta da terceira sessão, com todas as indicações, pode ser conferida no http://consulta.siscam.com.br/camarajarinu/Sessoes/Sessao/297.

Como não houve nenhum item na Ordem do Dia, uma nova rodada de uso da Tribuna foi iniciada. Desta vez, o primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Eduardo Matias, que fez novos agradecimentos ao Departamento de Trânsito e parabenizou as mulheres.

Bêgo agradeceu e parabenizou a Prefeitura pela rapidez com que respondeu aos requerimentos encaminhados pela câmara e reiterou um pedido de reativação da agencia dos Correios no bairro do Maracanã, o que segundo resposta do Executivo, deverá acontecer.

Falou sobre a indicação do colega do PcdoB, sobre o Centro de Zoonoses, lembrando que fora autor de um projeto de implantação, que foi aprovado pela Câmara, mas que não fora implementado pela administração anterior. Sobre o assunto, destacou o serviço oferecido pela vizinha Itatiba, que oferece gratuitamente alguns procedimentos, atraindo inclusive jarinuenses.

Também falou sobre a Viação Fênix, parabenizando o colega pela iniciativa de “vivenciar” as dificuldades do serviço.

Em seguida o vereador Clóvis voltou a usar a palavra para, também, falar sobre a necessidade de um Centro de atendimento aos animais, citando que a Guarda Municipal recebe inúmeros chamados a respeito de animais doentes e abandonados.

Rodrigo Batistel – DEM, parabenizou a indicação de Everton Lorencini, que pede a construção de quadra poliesportiva no Parque Orestes Lorencini. Porém, destacou que a administração passada descaracterizou o parque e inutilizou diversas “áreas nobres” com o plantio de árvores que poderiam ter sido colocadas em outros lugares mais necessitados de arborização.

Também comentou o pedido de instalação de tela de proteção na escola Mário Covas e lembrou que sua esposa é a atual secretária de Educação do município e que durante anos fora diretora daquela escola. Batistel contou que sua mulher fizera diversos pedidos à administração anterior para a instalação da proteção e que agora, à frente da Educação municipal, já está providenciando a obra.

João Lorencini iniciou a fala descrevendo os itinerários que percorreu de ônibus pelo município e apontou diversos problemas e reinvindicações da população

Everton Lorencini falou sobre a visita, junto do vereador Eduardo Matias, que fez a uma creche da cidade, dando continuidade a intenção de conhecer e fiscalizar os serviços oferecidos pelo município.

Encerrando, o presidente Roberto Antonucci voltou a convocar os vereadores para a reunião com os representantes da Viação Fênix. Destacou a presença dos ex-vereadores Jânio Lorencini e Ivone Piloto, e encerrou a sessão, convidando os presentes, e aqueles que acompanhavam pela Internet, a comparecerem à Câmara no dia 21 de março para a próxima sessão ordinária.


Publicado em: 10 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Compartilhe

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter