Bancos serão obrigados a instalar câmeras nas áreas externas

A ideia é coibir ação de criminosos que aplicam golpes ou cometem a "saidinha de banco"

O PL (Projeto de Lei) apresentado pelos vereadores Everton Lorencini – PcdoB, Clóvis Calixto – PR e Eduardo Matias – PTB, que obriga aos bancos e outras instituições financeiras a instalarem câmeras de segurança em suas áreas externas, foi aprovado por unanimidade de votos, pelo Plenário da Câmara, durante a seção da terça-feira, dia 20.

Nas justificativas à proposta, o vereador Everton Lorencini destacou que o intuito principal da proposta é a tentativa de coibir a ação de bandidos nas imediações dos bancos e casas lotéricas, prevenindo atos como a “saidinha de banco” ou fraudes e golpes junto aos usuários, principalmente idosos.

Clovis Calisto lembrou que foi, por 12 anos, vigilante de agência bancária e que sabe que ações neste sentido são uteis na previsão de crimes.

Eduardo Matias afirmou acreditar que tal medida será importante na identificação de possíveis autores de crimes.

O PL foi aprovado com uma emenda, apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Roberto Antonucci, que descreve o que são instituição financeiras, excluído da obrigação prevista na lei, os comércios que agem como correspondentes financeiros que recebem o pagamento de contas.

Antonucci, que afirmou ter tomado conhecimento de uma ocorrência da famosa “saidinha de banco” no dia em que o PL foi protocolado na Câmara, disse que sua emenda visa a não atrapalhar serviços de correspondentes que facilitam a vida da população.

Publicado em: 22 de junho de 2017