“Meninas Ocupam” a Câmara no 11 de outubro

Como parte da ação do "Dia das Meninas", o presidente da Câmara recebeu alunas da EMEI Jacinto Lúcio Prado, na tarde da quarta-feira, dia 11

Em uma ação referente ao “Dia Internacional da Menina”, cujo tema deste ano é #MeninasOcupam, o presidente da Câmara, vereador Roberto Antonucci, recebeu as garotas Luara e Maria Consuelo, da EMEI Jacinto Lúcio Prado, para conhecerem o Plenário do Legislativo jarinuense.

Acompanhadas das coordenadoras Jussara e Maria Tereza, as alunas conheceram o prédio e puderam ocupar o espaço conhecido como a “Casa do Povo” e que poderá, no futuro, ser ocupado por elas como vereadoras. Antonucci destacou a importância da data lembrando “que todas as ações que visem a melhoria das condições de vida das crianças, em especial das meninas, sempre serão acolhidas e defendidas pela Câmara de Jarinu e seus integrantes”.

Roberto Antonucci também falou sobre a importância da educação, “como um dos únicos caminhos para que o futuro destas brasileirinhas possa ser mais digno, saudável, seguro e feliz”.  O vereador Clóvis Calixto, que acompanhou a visita, também destacou as ações educativas como forma de conscientização do problema.

“Dia Internacional da Menina”

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a cada dez minutos morre no mundo uma menina vítima de violência.

A Agência EFE, afirmou em reportagem, que em 2016, “aproximadamente 535 milhões de crianças no mundo todo - uma em cada quatro - viviam em países afetados por conflitos violentos, desastres naturais ou outras emergências”. No Brasil a situação, ainda que mais amena, não foge das estatísticas. A violência doméstica, o abuso sexual e o trabalho precoce, muitas vezes análogo ao escravo, põe nossas meninas em meio as estatísticas de risco.

A iniciativa do Dia Internacional da Menina foi da Plan International, uma organização não-governamental, que opera em todo o mundo. A ideia é um dia internacional para conscientizar sobre os direitos das meninas, particularmente, em países em desenvolvimento, através da educação.

Publicado em: 11 de outubro de 2017