Vereador quer trazer programa do governo do estado para defesa animal

Programa do Governo estadual prevê ações e campanhas em defesa dos animais, com destaque para cães e gatos

O vereador João Lorencini, acompanhado do secretário municipal de agricultura e Meio Ambiente, José Carvalho Pinto, visitou o Gabinete Militar do Governo do Estado, onde foram recebidos pelo capitão Richard Braga e pela capitã Ana Paula, responsáveis pelo programa Pet São Paulo, lançado pelo governador Márcio França, que está sob o comando da subsecretaria de Defesa e Proteção Animal.

O vereador foi em busca de informações para a inclusão de Jarinu no programa, inédito no país, que visa apoiar as prefeituras em ações e políticas públicas em defesa dos animais domésticos, em especial cães e gatos.

Ações como o incentivo a realização de feiras de adoção, capacitações, campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos, além de firmar convênios para apoio a castração e microchipagem de toda a população destes animais no território do município, incluindo, e principalmente, aqueles em condições de abando que perambulam pelas ruas.

“Nós temos em Jarinu oito ou nove veterinários, poderíamos, através do Pet São Paulo, criar um consórcio entre eles, valorizando o profissional local, para um mutirão de castração”, disse João Lorencini, lembrando que o programa prevê que, durante a operação do animal, o mesmo é microchipado, e “a partir daí todos os dados do animal ficam armazenados”, referindo-se às vacinas tomadas, identidade do proprietário e demais informações. “Com o microchip as campanhas de vacinação, por exemplo, podem ser dirigidas, o proprietário do animal recebe em seu celular as informações... Também é muito importante para a localização de dados de animais abandonados”, explica o vereador, destacando a importância do procedimento.

O vereador João Lorencini afirmou que encapara, “pessoalmente, as ações no sentido de trazer o programa para nosso município”.

Publicado por: Imprensa - FPN

Publicado em: 09 de agosto de 2018