Solenidade celebra aniversário do Grupamento da PM de Jarinu


Visualize fotos

Na manhã da quinta-feira, (24), a Polícia Militar do Estado de São Paulo, representada pelo 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, realizou uma solenidade de valorização profissional em Jarinu. O evento marcou a homenagem a policiais militares que se destacaram, a outorga da medalha Ordem e Progresso da Associação dos Ex-Combatentes da FEB da região Bragantina e o 16º aniversário de inauguração da atual sede do primeiro grupamento de Polícia Militar da terceira companhia do 49º BPMI.

A mesa de honra foi composta por diversas autoridades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Jarinu, Rogério Sapão, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o vice-prefeito João Davi, o deputado estadual Capitão Telhada, a promotora de justiça de Jarinu, Mariane Máris Lessa, a delegada de polícia de Jarinu, Amanda Polastrelli de Souza, o comandante do grupamento policial militar de Jarinu, Subtenente PM Valdnei Filgueira, e o presidente da FEB Bragantina, Hernani Gutierre Souza e o comandante interino do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Osvaldo Rodrigo Guarizo.

Homenagem aos veteranos e policial destaque

Em um gesto de valorização e reconhecimento, a solenidade iniciou com a homenagem aos policiais militares veteranos agraciados com a “Challenge Coins”, também conhecidas como “Chalie Coin”. Receberam a medalha os policiais que serviram no município:

  • Terceiro Sargento PM da reserva Antônio Tarcísio de Brito
  • Terceiro Sargento PM da reserva Jeferson Carlos Brígido de Moraes
  • Terceiro Sargento PM da reserva Alexandre Perez da Costa
  • Terceiro Sargento PM da reserva Márcio Gomes Silva
  • Terceiro Sargento PM da reserva Oseas Antônio de Carvalho
  • Terceiro Sargento PM da reserva Augusto Daniel Vieira
  • Terceiro Sargento PM da reserva Valdemar Cruz Júnior
  • Terceiro Sargento PM da reserva Mário Luiz Amaro
  • Terceiro Sargento PM da reserva Vicemar Pires Borges
  • Terceiro Sargento PM da reserva Meire Aparecida Secon de Oliveira

O Cabo PM Ângelo foi homenageado como policial militar destaque do mês, recebendo a Charlie Coin do grupamento. O cabo, que agora está lotado na sede do Batalhão, foi reconhecido por sua exemplar dedicação, profissionalismo e qualidades humanas durante os cinco anos de serviço em Jarinu.

Outorga da medalha Ordem e Progresso da FEB Bragantina

A solenidade também foi palco da outorga da Medalha Ordem e Progresso da Associação dos Ex-combatentes da FEB da região Bragantina. A honraria, instituída em homenagem aos soldados da Segunda Guerra Mundial, especialmente os pracinhas da região, foi entregue a diversas personalidades civis e militares que contribuem para a sociedade.

Hernani Gutierre Souza, presidente da FEB Bragantina, participou da entrega das medalhas, ressaltando a importância de reconhecer aqueles que servem à comunidade.

Medalha Charlie Coin

A Charlie Coin também foi entregue a personalidades que se destacaram no município de Jarinu ou prestaram relevantes serviços à comunidade paulista, elevando o nome da Polícia Militar.

Foram agraciados o Tenente Coronel PM Hélio Patrício Júnior, comandante do 34º BPM em Bragança Paulista, o Tenente Coronel PM Vanderlei Turola Alves Cardoso, comandante do 1º BAEPE de Campinas, a promotora de Justiça de Jarinu, Mariane Maris Lessa, a delegada de Polícia de Jarinu, Amanda Polastreli de Souza, o presidente da FEB Bragantina, Hernani Gutierre Souza, o secretário de governo de Jarinu, Dalto Sorans e o Cabo PM Cleon dos Santos.

Mais homenageados

Também foram homenageados, pelos serviços prestados à comunidade, com o troféu do 1º GPPM, o Major da PM, Osvaldo Rodrigo Guarizo, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o presidente da Câmara de Jarinu, vereador Rogério Sapão e o diretor de comunicação da FEB Bragantina, 3º Sargento PM da reserva, Wagner Alves dos Santos.

Pronunciamento das autoridades

O comandante interino do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Osvaldo Rodrigo Guarizo, expressou sua satisfação em participar do evento e parabenizou o Subtenente Filgueira pelo comando do grupamento. Também falou sobre os veteranos homenageados, lembrando que todos “são meus amigos, trabalhamos juntos, conheço todos, então é uma satisfação muito grande“, afirmou o Major Osvaldo, que também destacou o carinho especial que tem por Jarinu.

A prefeita Débora Prado manifestou sua honra em receber a solenidade no município e parabenizou o Subtenente Filgueira que o “foi uma excelente escolha para o município de Jarinu, não só pelo trabalho ostensivo, garantindo a segurança pública, mas também a sensação de segurança…“, declarou a prefeita.

O presidente da Câmara, Rogério Sapão, elogiou o trabalho da prefeita e de toda a Polícia Militar, ressaltando os avanços na segurança pública do município desde a chegada do Subtenente Filgueira. “É notável os avanços que Jarinu tem tido nessa questão… Agradecer e parabenizar o Subtenente Filgueira, que, depois que chegou deu uma cara nova para a nossa segurança“, enfatizou o presidente Rogério Sapão.

Encerrando o evento, o comandante do Grupamento jarinuense, Subtenente Filgueira iniciou seu pronunciamento expressando profunda gratidão a diversas autoridades presentes. Destacou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Dilson Santiago, o vice, Renato Mendes dos Santos destacando seus agradecimentos aos colaboradores que tornaram a solenidade possível, “sem a ajuda deles seria impossível realizar esse evento dessa magnitude“, citando membros da sociedade civil como os empresários Moacir das Lojas Itália, Manoel da MS Segurança, Vinícius da Garcia Express, Diego e Gustavo da Luxsign, e outro Vinícius, representante da Natural One“.

Filgueira falou dos policiais que estão sob seu comando, “todos, um por um, sem demagogia, todos profissionais, todos comprometidos, todos dedicados com a farda e com a população de Jarinu”, afirmou lembrando que a cidade está crescendo e com o crescimento “a gente precisa que os policiais continuem sempre dedicados, para que consigamos sempre manter os índices criminais baixos e para que (Jarinu) continue sendo, sempre, essa cidade gostosa e maravilhosa de se morar“.