Comissão de Justiça, Ética e Redação dá pareceres para última sessão ordinária do ano
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
02 de dezembro de 2025
A Comissão de Justiça, Ética e Redação, da Câmara municipal de Jarinu, se reuniu para emitir os pareceres sobre projetos de lei enviados pelo Executivo Municipal, que serão votados na última sessão ordinária de 2025, nesta terça-feira (02). Os temas variam desde a o Estatuto da Guarda Civil Municipal até o Plano Municipal de Cultura e regras para uso do solo. Os pareceres da comissão são a etapa final antes da decisão em plenário, que definirá políticas públicas para os próximos anos.A pauta legislativa que encerra o ano é uma das mais abrangentes do período, tratando de gestão administrativa, valorização do funcionalismo, segurança pública, cultura e ordenamento territorial. A Comissão de Justiça, Ética e Redação, é responsável pela verificação da constitucionalidade, viabilidade financeira e técnica de cada proposta.
Dentre os projetos analisados destacam-se a reestruturação administrativa e novo regime para servidores
A modernização da máquina pública também está em pauta. Um Projeto de Lei Complementar propõe alterações na estrutura administrativa, criando novos departamentos como o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) na Secretaria de Administração – exigência de um Termo de Ajustamento de Conduta – e reorganizando a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública, com uma divisão específica para a Guarda Civil Municipal.
Dois projetos estão diretamente ligados à unificação do regime de trabalho. O primeiro reabre por três meses o prazo para que servidores celetistas concursados e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) optem pela migração ao Regime Jurídico Único Estatutário. A medida visa incluir profissionais que perderam o prazo anterior ou manifestaram interesse após o encerramento. O segundo projeto já aprovado, que institui o Estatuto Único dos Servidores, é a base legal que fundamenta essa reabertura de prazo.
Estatuto da Guarda Municipal e plano de cultura decenal
A valorização e a estruturação da segurança municipal ganham corpo com o projeto que institui o Estatuto e o Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal. O texto detalha normas para ingresso, progressão funcional, escalas de serviço, direitos, deveres e cria instâncias internas de controle, como corregedoria e ouvidoria. Um avanço significativo é a previsão de cotas para mulheres e pessoas trans nos futuros concursos da corporação, promovendo inclusão.
No campo sociocultural, as comissões da Câmara analisaram o Plano Municipal de Cultura de Jarinu (2025-2035), fruto de um processo colaborativo com a sociedade. O plano estabelece seis eixos estratégicos – como institucionalização da cultura, democratização do acesso, patrimônio histórico e economia criativa – e traça metas para a próxima década, alinhando-se ao Sistema Nacional de Cultura e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Ordenamento territorial
A pauta inclui ainda uma importante norma de ordenamento territorial urbano. Um Projeto de Lei Complementar regulamenta, no âmbito municipal, a Lei Federal nº 13.913/2019, permitindo a redução da faixa não edificável ao lado de rodovias para o mínimo de 5 metros, desde que haja análise técnica e aprovação formal do Poder Público. A proposta busca equilibrar o desenvolvimento urbano com segurança viária e proteção ambiental, mantendo a faixa de 15 metros junto a cursos d'água e ferrovias.
Notícias Relacionadas
Alunos da Jornada Ampliada da escola Mario Covas visitam a Câmara
20 de abril de 2022
Câmara doa câmeras de segurança para Prefeitura
11 de maio de 2022
Câmara disponibiliza acesso as Contas do Executivo de 2018
18 de maio de 2022
Câmara de Jarinu mantém a tradição e continua com todas suas contas aprovadas
01 de junho de 2022
Câmara publica edital do concurso público
19 de abril de 2023
PRESIDENTE DA CÂMARA DE JARINU RECEBE VISITA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VÁRZEA PAULISTA
28 de abril de 2023