Câmara cobra governo do estado por melhorias em Segurança, Transportes e Rodovia
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
20 de maio de 2026
Além de prestar homenagens a moradores da cidade (clique aqui para ler), a 8ª Sessão Ordinária de 2026 da Câmara Municipal de Jarinu, realizada na noite de terça-feira (19), teve debates importantes. Os vereadores fizeram duras cobranças ao Governo do Estado de São Paulo para resolver problemas que atrapalham o dia a dia da população.
Saiba quais foram os principais assuntos discutidos:
Falta de delegado e delegacia com problemas
O presidente da Câmara, vereador Rogério Sapão, reclamou que Jarinu não tem um delegado fixo trabalhando todos os dias. Hoje, quando a Polícia Militar ou a Guarda Municipal atendem uma ocorrência à noite ou nos finais de semana, as viaturas precisam viajar até Campo Limpo Paulista para registrar o caso.
O vereador explicou que isso é ruim porque a cidade fica sem policiamento por várias horas enquanto a viatura está fora. Sapão também criticou o governo estadual pelas rachaduras e falta de reformas no prédio da delegacia de Jarinu.
Mudanças e cortes em linhas de ônibus intermunicipais
O vereador Zé Maria trouxe um alerta importante para quem usa transporte público para trabalhar ou estudar em outras cidades. Depois de se reunir com a diretoria da Viação Atibaia, ele confirmou que a linha de ônibus que ia do bairro Nova Trieste ao Maracanã (em direção a Jundiaí) foi cancelada. O corte foi uma ordem da Artesp (órgão do Estado que fiscaliza os transportes), que não permite que ônibus intermunicipais passem por dentro de bairros residenciais.
O parlamentar avisou ainda que a linha direta entre Atibaia e Jundiaí também corre o risco de acabar em breve, porque a empresa alega que poucos passageiros estão usando o serviço.
Problemas e trânsito na Rodovia Edgar Máximo Zamboto
A situação da Rodovia Zamboto foi outra reclamação dos vereadores Galego Motos, Carvalho JC e Rogério Sapão. Eles foram até a Assembleia Legislativa pedir ajuda ao deputado estadual Capitão Telhada para cobrar do Governo do Estado:
-
A duplicação da rodovia;
-
A criação de vias marginais e passarelas para pedestres nos trechos com mais moradores (entre o trevo principal e o Recanto Silvana).
Os vereadores também criticaram o funcionamento da balança de caminhões perto do quilômetro 79. Segundo eles, o local está gerando filas muito grandes de caminhões e travando o trânsito na entrada das empresas da região.
Novas leis aprovadas para o Meio Ambiente
Na parte das votações, os vereadores aprovaram por unanimidade duas novas leis enviadas pela prefeita Débora Cristina do Prado Belinelo:
-
Programa "Jarinu Mais Verde" (Projeto de Lei nº 21/2026): Permite parcerias para cobrir paredes e fachadas de prédios com plantas, ajudando a deixar a cidade mais fresca e bonita.
-
Serviços Ambientais (Projeto de Lei nº 23/2026): Muda as regras para ajudar e incentivar donos de terras rurais (que pagam o imposto ITR) a protegerem a natureza.
Contas públicas abertas para o cidadão
No final da sessão, a presidência avisou que os documentos das contas de tudo o que a Prefeitura gastou no ano de 2023 já estão na Câmara. Qualquer morador pode ir até lá para olhar e fiscalizar como o dinheiro público foi usado.
Próxima sessão: O trabalho dos vereadores continua no dia 2 de junho, às 18h. Você pode assistir e participar.
Notícias Relacionadas
Câmara relembra os 10 anos do vendaval
10 de junho de 2026
Prefeitura apresenta contas do 1º quadrimestre de 2026 na Câmara Municipal
29 de maio de 2026
Câmara abre inscrições para o Parlamento Jovem 2026
28 de maio de 2026
Câmara homenageia três moradores que fazem história na cidade
20 de maio de 2026
Câmara cobra governo do estado por melhorias em Segurança, Transportes e Rodovia
20 de maio de 2026
Homenagem e emoção na 2ª edição do "Maio Furta-Cor"
13 de maio de 2026