Solenidade celebra aniversário do Grupamento da PM de Jarinu

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

25 de abril de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na manhã da quinta-feira, (24), a Polícia Militar do Estado de São Paulo, representada pelo 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, realizou uma solenidade de valorização profissional em Jarinu. O evento marcou a homenagem a policiais militares que se destacaram, a outorga da medalha Ordem e Progresso da Associação dos Ex-Combatentes da FEB da região Bragantina e o 16º aniversário de inauguração da atual sede do primeiro grupamento de Polícia Militar da terceira companhia do 49º BPMI.

A mesa de honra foi composta por diversas autoridades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Jarinu, Rogério Sapão, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o vice-prefeito João Davi, o deputado estadual Capitão Telhada, a promotora de justiça de Jarinu, Mariane Máris Lessa, a delegada de polícia de Jarinu, Amanda Polastrelli de Souza, o comandante do grupamento policial militar de Jarinu, Subtenente PM Valdnei Filgueira, e o presidente da FEB Bragantina, Hernani Gutierre Souza e o comandante interino do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Osvaldo Rodrigo Guarizo.

Homenagem aos veteranos e policial destaque

Em um gesto de valorização e reconhecimento, a solenidade iniciou com a homenagem aos policiais militares veteranos agraciados com a “Challenge Coins”, também conhecidas como “Chalie Coin”. Receberam a medalha os policiais que serviram no município:

  • Terceiro Sargento PM da reserva Antônio Tarcísio de Brito
  • Terceiro Sargento PM da reserva Jeferson Carlos Brígido de Moraes
  • Terceiro Sargento PM da reserva Alexandre Perez da Costa
  • Terceiro Sargento PM da reserva Márcio Gomes Silva
  • Terceiro Sargento PM da reserva Oseas Antônio de Carvalho
  • Terceiro Sargento PM da reserva Augusto Daniel Vieira
  • Terceiro Sargento PM da reserva Valdemar Cruz Júnior
  • Terceiro Sargento PM da reserva Mário Luiz Amaro
  • Terceiro Sargento PM da reserva Vicemar Pires Borges
  • Terceiro Sargento PM da reserva Meire Aparecida Secon de Oliveira

O Cabo PM Ângelo foi homenageado como policial militar destaque do mês, recebendo a Charlie Coin do grupamento. O cabo, que agora está lotado na sede do Batalhão, foi reconhecido por sua exemplar dedicação, profissionalismo e qualidades humanas durante os cinco anos de serviço em Jarinu.

Outorga da medalha Ordem e Progresso da FEB Bragantina

A solenidade também foi palco da outorga da Medalha Ordem e Progresso da Associação dos Ex-combatentes da FEB da região Bragantina. A honraria, instituída em homenagem aos soldados da Segunda Guerra Mundial, especialmente os pracinhas da região, foi entregue a diversas personalidades civis e militares que contribuem para a sociedade.

Hernani Gutierre Souza, presidente da FEB Bragantina, participou da entrega das medalhas, ressaltando a importância de reconhecer aqueles que servem à comunidade.

Medalha Charlie Coin

A Charlie Coin também foi entregue a personalidades que se destacaram no município de Jarinu ou prestaram relevantes serviços à comunidade paulista, elevando o nome da Polícia Militar.

Foram agraciados o Tenente Coronel PM Hélio Patrício Júnior, comandante do 34º BPM em Bragança Paulista, o Tenente Coronel PM Vanderlei Turola Alves Cardoso, comandante do 1º BAEPE de Campinas, a promotora de Justiça de Jarinu, Mariane Maris Lessa, a delegada de Polícia de Jarinu, Amanda Polastreli de Souza, o presidente da FEB Bragantina, Hernani Gutierre Souza, o secretário de governo de Jarinu, Dalto Sorans e o Cabo PM Cleon dos Santos.

Mais homenageados

Também foram homenageados, pelos serviços prestados à comunidade, com o troféu do 1º GPPM, o Major da PM, Osvaldo Rodrigo Guarizo, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o presidente da Câmara de Jarinu, vereador Rogério Sapão e o diretor de comunicação da FEB Bragantina, 3º Sargento PM da reserva, Wagner Alves dos Santos.

Pronunciamento das autoridades

O comandante interino do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Osvaldo Rodrigo Guarizo, expressou sua satisfação em participar do evento e parabenizou o Subtenente Filgueira pelo comando do grupamento. Também falou sobre os veteranos homenageados, lembrando que todos “são meus amigos, trabalhamos juntos, conheço todos, então é uma satisfação muito grande“, afirmou o Major Osvaldo, que também destacou o carinho especial que tem por Jarinu.

A prefeita Débora Prado manifestou sua honra em receber a solenidade no município e parabenizou o Subtenente Filgueira que o “foi uma excelente escolha para o município de Jarinu, não só pelo trabalho ostensivo, garantindo a segurança pública, mas também a sensação de segurança…“, declarou a prefeita.

O presidente da Câmara, Rogério Sapão, elogiou o trabalho da prefeita e de toda a Polícia Militar, ressaltando os avanços na segurança pública do município desde a chegada do Subtenente Filgueira. “É notável os avanços que Jarinu tem tido nessa questão… Agradecer e parabenizar o Subtenente Filgueira, que, depois que chegou deu uma cara nova para a nossa segurança“, enfatizou o presidente Rogério Sapão.

Encerrando o evento, o comandante do Grupamento jarinuense, Subtenente Filgueira iniciou seu pronunciamento expressando profunda gratidão a diversas autoridades presentes. Destacou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Dilson Santiago, o vice, Renato Mendes dos Santos destacando seus agradecimentos aos colaboradores que tornaram a solenidade possível, “sem a ajuda deles seria impossível realizar esse evento dessa magnitude“, citando membros da sociedade civil como os empresários Moacir das Lojas Itália, Manoel da MS Segurança, Vinícius da Garcia Express, Diego e Gustavo da Luxsign, e outro Vinícius, representante da Natural One“.

Filgueira falou dos policiais que estão sob seu comando, “todos, um por um, sem demagogia, todos profissionais, todos comprometidos, todos dedicados com a farda e com a população de Jarinu”, afirmou lembrando que a cidade está crescendo e com o crescimento “a gente precisa que os policiais continuem sempre dedicados, para que consigamos sempre manter os índices criminais baixos e para que (Jarinu) continue sendo, sempre, essa cidade gostosa e maravilhosa de se morar“.

Imagem da Notícia