Câmara Municipal sedia evento de conscientização sobre a violência contra a mulher

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

02 de setembro de 2025

Imagem de capa da Notícia

 

A Câmara Municipal de Jarinu foi palco, na noite da quinta-feira (21), de um evento dedicado ao “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Organizado pelo vereador Edson Negão (PL), em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Jarinu, o encontro reuniu autoridades da segurança pública, lideranças políticas e a população para um debate sobre os mecanismos de proteção e a necessidade de uma ação conjunta da sociedade.

O evento foi aberto pelo vereador Edson Negão, que expressou sua felicidade em realizar a iniciativa e anunciou que em breve será votado um projeto de lei, de sua autoria, para incluir o “Agosto Lilás” no calendário oficial de Jarinu. "Assim, esse tema nunca vai ser esquecido em Jarinu. É um passo importante para proteger e valorizar as mulheres da nossa cidade", afirmou.

Palestra da Delegada Maria Helena

O ponto alto da noite foi a palestra da delegada coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) da região, Maria Helena Taranto Joia. Com 26 anos de experiência, ela apresentou um panorama detalhado e contundente sobre a violência doméstica, desmistificando o antigo ditado de que "em briga de marido e mulher não se mete a colher".

A delegada apresentou dados alarmantes, como o de que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídio e que 83% das vítimas são assassinadas por homens em quem confiavam. Ela explicou as diversas formas de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), e detalhou o ciclo da violência, composto pelas fases de tensão, explosão e lua de mel.

"A violência ela só aumenta", alertou a delegada Maria Helena, explicando que o feminicídio pode começar com um simples xingamento. Ela finalizou com uma mensagem de força e união: "Existem dois tipos de mulheres: as mulheres fortes e as que não sabem a força que tem. Temos que ser todas por todas. A nossa voz só vai ser ouvida se nós falarmos".

Outras ações

Na manhã do mesmo dia o presidente da Câmara, vereador Rogério Sapão, acompanhado do vereado Galego Motos, participaram de outra ação, desta vez na Casa da Mulher Paulista Amélia Zambotto, com a palestra de conscientização sobre o tema, ministrada pela cientista social e professora, Laine Daniel.

Os dois eventos expuseram a posição da sociedade e das autoridades do município em enfrentar a violência contra mulher de maneira direta e abrangente.

 

 

Imagem da Notícia