Câmara de Jarinu aprova projetos que aproximam a população do Legislativo
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
05 de setembro de 2025
A Câmara Municipal de Jarinu realizou a 13ª sessão ordinária de 2025 com a aprovação de projetos relevantes e o anúncio oficial da criação do Parlamento Jovem, programa que incentiva estudantes de 12 a 17 anos a vivenciar a política.
Parlamento Jovem de Jarinu
O programa foi instituído pelo decreto legislativo 03/2025 e já conta com a participação das escolas do município. Cada unidade elegerá seus representantes até outubro, que terão a missão de simular a atuação de vereadores. Os jovens poderão propor requerimentos, indicações e moções, encaminhados à Mesa da Câmara para registro.
Projetos discutidos na sessão
Durante a Ordem do Dia, o Plenário aprovou o auxílio financeiro para lares temporários de animais em risco (PL 76/25), de autoria da prefeita Débora Prado Belinelo; o cadastro municipal de associações de moradores (Resolução 7/25), proposto pelo vice-presidente da Câmara, vereador Eremirton Paraíba (MDB), e pelos vereadores Raimundo Queijo (MDB) e João Lorencini (PSD). Também foi votada e aprovada a regulamentação para participação popular no Legislativo (Resolução 9/25), apresentada pela Mesa Diretora.
Na Tribuna
O vereador João Lorencini Neto agradeceu a aprovação do projeto que cria o cadastro municipal de associações de bairro, destacando a necessidade de organização comunitária para fortalecer a participação popular. Ele também comentou o projeto que destina auxílio financeiro a lares temporários de animais, lembrando que a cidade ainda não possui abrigo público e que a iniciativa ajuda voluntários que acolhem cães e gatos em situação de risco.
O vereador Chiquinho Lava Car (Avante) agradeceu ao Executivo e ao deputado federal Alencar Santana (PT) pela destinação de R$ 5 milhões para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Ele destacou a união entre Prefeitura e Câmara e afirmou que o Legislativo seguirá apoiando projetos que envolvem excesso de arrecadação, uma vez que o recurso tem resultado em obras visíveis na cidade.
O vereador José Maria Francisco reforçou a importância das emendas parlamentares, que entram como excesso de arrecadação no orçamento municipal. Ele citou pedidos feitos à deputada estadual Marta Costa (PSD) e ao deputado federal Paulo Freire (PL), que incluem recursos para uma pista de caminhada, um equipamento de ultrassonografia e um mamógrafo. O parlamentar pediu responsabilidade no voto dos colegas para garantir investimentos na saúde e na infraestrutura.
Já o presidente da Câmara, vereador Rogério Sapão (PSD) explicou a resolução aprovada, que regulamenta o envio de matérias e sugestões diretamente pelo site da Câmara, tornando o Legislativo mais próximo dos moradores. Segundo ele, a proposta “torna o processo legislativo mais democrático e acessível”.
Sapão voltou a falar do Parlamento Jovem, que pretende semear cidadania e consciência política nas novas gerações
O presidente Sapão também agradeceu a prefeita Débora Prado e o vice-prefeito João Davi pelo diálogo constante com o Legislativo, destacando que a união de esforços tem trazido conquistas como recursos para a saúde, infraestrutura e educação.
Próxima sessão
A próxima reunião ordinária será no dia 16 de setembro, às 18h, na sede da Câmara Municipal de Jarinu.
Notícias Relacionadas
Alunos da Jornada Ampliada da escola Mario Covas visitam a Câmara
20 de abril de 2022
Câmara doa câmeras de segurança para Prefeitura
11 de maio de 2022
Câmara disponibiliza acesso as Contas do Executivo de 2018
18 de maio de 2022
Câmara de Jarinu mantém a tradição e continua com todas suas contas aprovadas
01 de junho de 2022
Câmara publica edital do concurso público
19 de abril de 2023
PRESIDENTE DA CÂMARA DE JARINU RECEBE VISITA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VÁRZEA PAULISTA
28 de abril de 2023