Câmara de Jarinu aprova projetos que aproximam a população do Legislativo

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

05 de setembro de 2025

Imagem de capa da Notícia

 

A Câmara Municipal de Jarinu realizou a 13ª sessão ordinária de 2025 com a aprovação de projetos relevantes e o anúncio oficial da criação do Parlamento Jovem, programa que incentiva estudantes de 12 a 17 anos a vivenciar a política.

Parlamento Jovem de Jarinu

O programa foi instituído pelo decreto legislativo 03/2025 e já conta com a participação das escolas do município. Cada unidade elegerá seus representantes até outubro, que terão a missão de simular a atuação de vereadores. Os jovens poderão propor requerimentos, indicações e moções, encaminhados à Mesa da Câmara para registro.

Projetos discutidos na sessão

Durante a Ordem do Dia, o Plenário aprovou o auxílio financeiro para lares temporários de animais em risco (PL 76/25), de autoria da prefeita Débora Prado Belinelo; o cadastro municipal de associações de moradores (Resolução 7/25), proposto pelo vice-presidente da Câmara, vereador Eremirton Paraíba (MDB), e pelos vereadores Raimundo Queijo (MDB) e João Lorencini (PSD). Também foi votada e aprovada a regulamentação para participação popular no Legislativo (Resolução 9/25), apresentada pela Mesa Diretora.

Na Tribuna

O vereador João Lorencini Neto agradeceu a aprovação do projeto que cria o cadastro municipal de associações de bairro, destacando a necessidade de organização comunitária para fortalecer a participação popular. Ele também comentou o projeto que destina auxílio financeiro a lares temporários de animais, lembrando que a cidade ainda não possui abrigo público e que a iniciativa ajuda voluntários que acolhem cães e gatos em situação de risco.

O vereador Chiquinho Lava Car (Avante) agradeceu ao Executivo e ao deputado federal Alencar Santana (PT) pela destinação de R$ 5 milhões para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Ele destacou a união entre Prefeitura e Câmara e afirmou que o Legislativo seguirá apoiando projetos que envolvem excesso de arrecadação, uma vez que o recurso tem resultado em obras visíveis na cidade.

O vereador José Maria Francisco reforçou a importância das emendas parlamentares, que entram como excesso de arrecadação no orçamento municipal. Ele citou pedidos feitos à deputada estadual Marta Costa (PSD) e ao deputado federal Paulo Freire (PL), que incluem recursos para uma pista de caminhada, um equipamento de ultrassonografia e um mamógrafo. O parlamentar pediu responsabilidade no voto dos colegas para garantir investimentos na saúde e na infraestrutura.

Já o presidente da Câmara, vereador Rogério Sapão (PSD) explicou a resolução aprovada, que regulamenta o envio de matérias e sugestões diretamente pelo site da Câmara, tornando o Legislativo mais próximo dos moradores. Segundo ele, a proposta torna o processo legislativo mais democrático e acessível”.

Sapão voltou a falar do Parlamento Jovem, que pretende semear cidadania e consciência política nas novas gerações

O presidente Sapão também agradeceu a prefeita Débora Prado e o vice-prefeito João Davi pelo diálogo constante com o Legislativo, destacando que a união de esforços tem trazido conquistas como recursos para a saúde, infraestrutura e educação.

Próxima sessão

A próxima reunião ordinária será no dia 16 de setembro, às 18h, na sede da Câmara Municipal de Jarinu.

Imagem da Notícia